sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pérolas do Jornalismo

Algumas pérolas do jornalismo já entraram para o folclore e são recontadas em vários locais, só trocando os personagens. Conto de três gafes de jornalistas que ouvi por aí, infelizmente todas mulheres:

1- O movimento está parado

Essa me foi contada por Odacyl Cattete , na redação do jornal O Liberal, de Belém. A repórter teria saído com a incumbência de cobrir o arraial da festa do Círio de Nazaré. Voltou para a redação com a informação: o movimento está parado.

(Será que nem as rodas gigantes do parque estavam funcionando?)
2- O peso da ignorância – essa eu fui testemunha. No início dos anos 90 , Rondônia abriu uma frente de produção de algodão. Promovemos vários eventos para divulgar as variedades testadas. Num deles, o secretário de Agricultura dava entrevista sobre a quantidade de algodão produzida no Estado. A repórter perguntou: um quilo de algodão é igual a um quilo de qualquer coisa?

(Mais pesado é que não é!)

3- Bola de neve – essa eu ouvi recentemente, numa reportagem de TV, no Jornal local. A matéria falava sobre crianças que têm dificuldade de aprendizado, porque têm problema de visão. Um garoto de uns 8-9 anos contava para a repórter que ele demorava a copiar, a professora apagava antes dele acabar, ele não conseguia pegar com os colegas, faltava matéria para ele estudar, ele estava com notas ruins... A repórter complementou a fala do garoto: "Vai se formando uma bola de neve ... " E o garoto: "O que?".

(Falar em bola de neve para associar a idéia de acúmulo de coisas, para um garoto que vive numa região tropical, é um pouco demais, não?)

(Colaboração: http://vbeatriz.zip.net/)

Um comentário:

Ananda Etges disse...

Aprendemos com os erros, sejam nossos ou dos outros! Adorei as pérolas!