segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Bege ou cor de burro quando foge?


Cobertura de Semana Farroupilha em Cachoeira do Sul (que rádio do Interior cobre até enterro desde que o defunto ou parentes paguem a transmissão, rsss). Praça da Caixa D'água, onde ficava o palanque de autoridades, repleta. Em casa como é costume, os que não tinham vindo, ficavam escutando os repórteres. Como coordenador da transmissão, selecionei os melhores em cada posto e junto comigo, no palanque um guasca que falava bem e conhecia tudo das tradições pampeanas. Apenas um imprevisto: o patrocinador, um dono de mercearia, açougue e sei mais lá o quê pediu para colocar o filho de 17 anos na jornada baguala, "pois ele fazia papel de locutor nos microfones do colégio onde fazia o segundo grau"
Como para patrocinador não se nega pedido, coloquei o gajo no lugar mais fácil, a largada do desfile que teria CTGs, piquetes, carroças, cavalos e mais um monte de coisas. Barbadinha... Era só dizer saiu o CTG tal ou o piquete, enfim... Mas como sempre que as coisas podem dar errado, elas dão, o repórter filho do pai da grana não ficou nisto. Queria mostrar conhecimento. Aí saiu esta pérola:

- Vilnei, preciso fazer um registro, diz o infeliz.
- Diga meu repórter, respondi com algum receio.
- Olha, vocês aí do palanque vão ficar de boca aberta quando virem a prenda que vai na frente do piquete... É muito bonita, tá com uma roupa linda e monta um cavalo fantástico "bege".
- Bege?, questionei apavorado...
- Não seria um baio (cavalo com o pelo formado pela gama de pêlos claros amarelados da cor da palha de trigo até a gama bem escura do bronzeado) gritei eu tentando salvar o desastre iminente e a gozação certa no fim...
- Não, diz ele, é bege escuro, talvez um cor de burro quando foge....
- Tá bom, tá bom, deixa o bicho chegar aqui que a gente descobre o pêlo, encerrei desesparado tentando conter o riso que o colega do lado já não segurava.
- Chamei os comerciais e ficamos os dois gargalhando à espera do baio que o filho da esposa do patrocinador tinha batizado de bege ou cor de burro quando foge.

Colaboração:
Jornalista Vilnei Herbstrith - rg. 5982
Diretor-editor do Site Brasil Imprensa Livre
Site: www.brasilimprensa.com.br
Fones: (51) 3225.4066 - 3225.6692 e 84173793
e-mail: imprensa.livre@uol.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário: