terça-feira, 25 de março de 2008

Repórter opiniático


Sempre que se fala em mancadas ou situações inusitadas no radiojornalismo gaúcho, a figura de Ênio Lantieri é sempre lembrada. Falecido há poucos anos, esse profissional, que atuou em várias emissoras do Rio Grande do Sul, encerrou sua carreira na antiga estatal Empresa Brasileira de Notícias (EBN), hoje Radiobrás. De fala fácil e forte personalidade, não costumava primar pela moderação, pelo contrário: tomava decisões na hora, muitas delas fora dos padrões ortodoxos. Certa vez, ao acompanhar a apuração dos votos para a escolha do candidato do PTB que concorreria à prefeitura de Porto Alegre, Lantieri, falando ao vivo pela Rádio Itaí, perguntou ao deputado federal Paulo Mincarone a que ele atribuía a derrota de Wilson Vargas, então secretário do governo do Estado, para Loureiro da Silva. Resposta do parlamentar:
- Certamente que à equivocada política de salários do governador Brizola, que colocou todo o funcionalismo público estadual contra o PTB.
Lantieri não resistiu e contra-atacou na hora, respeitosamente
- Perdão, excelência, mas a reportagem discorda.
Dizem que o repórter continuou discordando, até ser tirado do ar pela direção da emissora, e ser demitido logo em seguida.

(Colaboração e texto Antônio Goulart)

Nenhum comentário: