quarta-feira, 5 de março de 2008

José Hermeto ... PASCOAL


No meio de 1999 a Estância Capivara, município de Hulha Negra, foi invadida pelo MST. Aí o rebuliço foi grande: imprensa chegando, tráfego intenso, autoridades (policiais e políticas) na volta, além dos protagonistas: colonos do MST de um lado e produtores rurais do outro. O clima estava formado. O MST dentro da fazenda, os ruralistas acompanhando tudo com binóculos, formando uma "barreira" na entrada do local. E nós, pobres repórteres, esperando o desfecho.
Na metade da tarde surge a informação de que o secretário estadual de Agricultura, José Hermeto Hoffmann, estaria no local e falaria com os líderes do MST. Foi mais um agito: câmeras sendo preparadas (naquela época não tinha máquina digital e o pessoal tinha que "testar o equipamento"), cinegrafistas com o seu instrumento de trabalho em punho e repórteres de rádio narrando os fatos e a expectativa. E eu no meio daquele furdunço, observando e comendo um pacote de biscoito Dentinho.
Até que de repente chega o veículo oficial do governo do Estado, trazendo o bendito do secretário (pra resolver duma vez aquela loucura toda, era o que a gente queria). O repórter Mariano Augusto, da Rádio Difusora, se aproxima do veículo, enfrentando alguns protestos por parte dos ruralistas (que queriam toda a atenção só para eles, é claro).
Profissional experiente, o Mariano tentou falar com o secretário. Só que o motorista não quis saber: quase atropelou o glorioso repórter, que tem quase 1,90m. Meio que ainda se recuperando do susto, o Mariano não perdeu a compostura, mesmo quente da cara: "... e acaba de passar em frente à porteira da Estância da Capivara, meio apressado, o secretário estadual de Agricultura José Hermeto... PASCOAL". Né que o pobre do Mariano trocou o nome do político pelo do famoso músico.
Conseguiu fazer com que os jornalistas e ruralistas caíssem na risada. Dizem as más línguas que o pessoal do MST dentro da fazenda, ligado na Difusora, também riu bastante. História singela, mas real...

(Colaboração Emanuel Müller)

Nenhum comentário: