sexta-feira, 28 de março de 2008

Mensageiro Difusora


A Rádio Difusora, onde trabalho em Bagé, mantém há anos o "Mensageiro Difusora", com avisos de utilidade pública para o interior do município e cidades vizinhas. Além disso, no programa, tem relação de documentos perdidos, informações sobre remates, avisos de emprego e ... notas de falecimento. Ao longo do tempo algumas situações entraram para a história. Uma delas é a que vou relatar, mas peço licença para omitir o nome do apresentador, que trabalha por lá até hoje.
Geralmente as notas de falecimento são apresentadas com o cabeçalho (convite para enterro ou algo do gênero), o nome dos familiares, do defunto, horário e local do sepultamento. Alguns locutores encerram com a frase "à família enlutada, nossas condolências", tipicamente da Campanha.

Certa feita o colega se iestraiu e mandou ver:
"Nota de Falecimento. A família do sempre lembrado Fulano de Tal, hoje falecido, comunica que as cerimônias de encomendação e sepultamento acontecerão hoje, às 18h, saindo o corpo da Capela Padre Germano, sala Nossa Senhora das Graças, para a Necrópole local. Os familiares antecipam agradecimentos. As pompas fúnebres estão a cargo da funerária X. Transmitimos a nota de falecimento de Fulano de Tal. À família enlutada, os nossos PARABÉNS".

Dizem as más línguas que o apresentador ficou mudo. A única coisa que se ouvia era a risada do operador de áudio, que chegou às lágrimas. Os ouvintes, corneteiros de plantão, incomodaram o pobre do locutor. Que, é claro, levou uma bronca dos colegas.

(Colaboração Emanuel Müller)

Nenhum comentário: