terça-feira, 25 de março de 2008

Comentário Relâmpago


Outra rapidinha de Cachoeira. Mas não foi lá. Foi em Rio Grande. O veterano Cachoeira Futebol Clube disputava a segunda divisão. O adversário era o próprio vovô, o Rio Grande. Três rádios acompanhavam o "alvi-rubro" da Princesa do Jacuí. A Cachoeira, a Princesa e a Fandango. Lá esta eu, narrando, nem lembro mais por qual.
O Jacy Oliveira da Rosa (popular "Nega Véia"), ex-jogador do próprio Cachoeira, comentando. Figura muito querida e folclórica no município, o Jacy usa óculos de tartaruga, geralmente com hastes meio desencontradas. E o "balcão" nas velhas cabines era alto. Bola no meio do campo. O juiz ia apitar o começo do jogo. O Jacy deixou cair a planilha e tudo mais o que tinha em cima. E mergulhou para o chão, atrás dela. O Cachoeira sai com a bola. Em três toques para trás, sempre recuando, a defesa se atrapalha e o centroavante adversário faz um gol com segundos de jogo.
O Jacy recém tinha encontrado seus papéis e vinha subindo de novo. Óculos meio atravessado, ele me ouve gritando gol, espantando com a bobeira da defesa. Chamei o comentarista.
- Um zero para o Rio Grande. Menos de 17 segundos... (gritei)
- E aí Jacy Oliveira da Rosa? (lhe estendi o microfone)
Ele me olha apavorado, pois não tinha visto nada. E no desespero, com a espontaneidade que Deus lhe deu, lascou:
- Mas jáááááá?????????
O pessoal em volta não sabia se chorava com o gol ou morria de rir da saída do Jacy.

(Texto e colaboração Vilnei Herbstrith)

Nenhum comentário: